domingo, 23 de agosto de 2009

Orientações para a realização dos Seminários de Português

O professor Anderson dará as orientações em sala de aula as equipes.

Segue a baixo alguns gêneros textuais sugeridos.


Estrutura do relatório

Conforme o tipo de relatório, este tem uma estrutura específica. Vejamos as partes que comumente compõem diversos tipos de relatórios (forma e conteúdo):

Capa: contendo o título do relatório, o nome do autor, o nome da instituição ou da empresa pela qual se executou a atividade, objeto do relatório, o local onde foi escrito e a data (geralmente mês e ano ou só ano).

Modelo:

Colégio Salesiano - Ensino Médio Profissionalizante

Relatório Semestral das Atividades do Grêmio Estudantil

Responsável: Hipócrita Medeiro

Cargo: Presidente

Araçatuba 2000

Obs. A apresentação geral (tamanho e tipo das letras, margens, espaços) é variável.

Folha de rosto – incluindo os dados bibliográficos essenciais do relatório: título (e subtítulo, se houver), autor(es), editor (se houver), local e data da edição (se for o caso).

Obs. A folha de rosto é dispensável, se o relatório não se destina à publicação.

Sumário – índice dos tópicos tratados, com a indicação das páginas.

Introdução – declarando-se o propósito do relatório, ou seja, dizendo-se porquê e/ou para que ele foi redigido. Dependendo do tipo de relatório, contém: a indicação de quem; o que determinou a tarefa, a pesquisa ou a investigação; o método adotado; o equipamento usado; as pessoas envolvidas ou colaboradores.

Desenvolvimento – relatando-se pormenorizadamente os procedimentos realizados e os fatos ocorridos ou apurados, com a indicação de data(s), local(is), método(s) adotado(s), pessoas/equipamentos envolvidos, julgamento dos fatos ou considerações sobre os fenômenos observados. Em geral, é dividido em tópicos e subtópicos específicos que devem ser intitulados.

Conclusão – contendo as considerações finais a respeito da tarefa, da pesquisa ou da investigação, tais como: retomada das conclusões parciais (de cada tópico), interpretação e crítica dos fatos apurados, recomendação de providências cabíveis, sugestões.

Fecho – incluindo o local, a data e a assinatura do autor.

Anexos – contendo tabelas, dados estatísticos, gráficos, ilustrações, documentos comprobatórios, etc. que não se incluem diretamente no desenvolvimento.

2. Tipos de relatórios

Odacir Beltrão, em seu livro Correspondências (16ª edição, são Paulo, Atlas, 1981) enumera, entre outros, os seguintes tipos de relatórios:

Relatório de gestão anual – elaborado em período regulares (em geral, um ano civil, fiscal, financeiro); nas empresas, é exigido por lei o estatuto, sendo destinado aos sócios acionistas ou à população (empresas estatais).

Relatório de inquérito (policial, administrativo, etc.) – elaborado, eventualmente, para fins de investigação, de estudo de normas de procedimento, de relato de visita.

Relatório parcial – elaboração para abranger uma fração de exercício ou de gestão (mensal, trimestral, semestral).

Relatório de rotina – elaborado em função da rotina de trabalho de gerência, chefia e equivalentes.

Relatório de pesquisa – elaborado por profissional técnico ou científico, ao final da pesquisa (laboratório, campo, gabinete).

Relatório científico – elaborado por pesquisadores científicos, em função de atividades acadêmicas ou para divulgação em revistas cientí-f


Manifesto

Assim como o abaixo-assinado, o manifesto permite ao cidadão participar mais ativamente das questões sociais, políticas e culturais de seu tempo. Esse gênero, argumentativo por excelência, serve para uma pessoa ou um grupo de pessoas declarar publicamente suas idéias. Por exemplo: um partido político pode escrever um manifesto expondo sua ideologia e seu programa de governo, uma organização não-governamental pode publicar um manifesto expressando seu repúdio aos transgênicos, e o manifesto de um grupo teatral pode propor uma nova maneira de fazer teatro.

A estrutura do manifesto é livre, mas, em geral, estão presentes os seguintes elementos:

-Um título que sintetize o pensamento apresentado.

-O corpo do texto, com exposição clara das posições do(s) autor(ES) e dos argumentos que as justificam.

-Local, data e assinatura(s) do(s) manifestante(s).

A linguagem do manifesto varia conforme o estilo dos manifestantes, os interlocutores e o ambiente de divulgação.


Carta aberta

A carta aberta é um gênero argumentativo que tem como objetivo expor em público opiniões ou reivindicações. Pode ter um destinatário amplo( a “população”) ou específico- por exemplo, um político pode responder às acusações de um adversário por meio de uma carta aberta, destinada a esse adversário, mas publicada em um jornal de grande circulação. Essa maneira de veiculação, aliás, é outra característica da carta aberta: ela é normalmente divulgada nos órgãos da imprensa.


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